quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Justificativa: A Escolha do Tema.

Jakeline do Nascimento bonfim
Rafaella Mácia Borges da Silva


Sabe-se que existem varias leis que garantem o acesso e permanecia do aluno com necessidade educacional especial no sistema de ensino. No entanto, apesar destas leis assegurarem a presença dos portadores de necessidades especiais no sistema regular de ensino ainda, encontra-se inúmeras barreiras que impedem que estas políticas de inclusão sejam realmente efetivadas, dentre elas está, a falta de preparo dos professores, da escola e dos membros que a compõem. 
 Incluir não significa apenas colocar o aluno na escola, sem dá a esses alunos condições necessárias de permanecia e assistência educacional, mas sim dá suporte pedagógico, além de um ensino de qualidade que desenvolva de forma tridimensional as suas potencialidades, sejam elas: cognitivas, motoras ou afetivo-sociais. Ou seja, incluir significa atender a todos, sejam portadores de necessidade especiais ou não, respeitando as necessidades de cada um, tendo profissionais capacitados e espaço físico adequado.
Entendemos que, os conhecimentos dos diferentes tipos de necessidades especiais que os alunos venham a portar terão que ser minimamente conhecidos pelo professor, para que assim (se for necessário), possa modificar os métodos pedagógicos usados em sala de aula. E a escola deve ser participante da inclusão como um ambiente transformador, formar alunos, sensibilizar os pais para a construção de uma escola realmente para todos, onde é possível encontrar elos entre o conhecimento escolar e os conhecimentos do professor, para uma educação mais adequada para os alunos com NEE.
 Portanto, partindo desse contexto foi que se deu o nosso interesse pelo tema proposto, bem como, nos aprofundar na temática de como se dá a formação do professor visando uma educação inclusiva de modo que beneficie os alunos com necessidades educacionais especiais. Partindo da problemática de como as escolas atualmente estão lidando com esta questão.





O Professor Frente à Inclusão

Jakeline do Nascimento Bonfim
Rafaella Márcia Borges da Silva





Fala-se muito em inclusão hoje em dia, mas na prática, são poucos os professores que tentam abrir espaços, poucos os que se preparam, estudam meios e dão oportunidades aos alunos portadores de necessidades especiais de participarem das atividades propostas, juntamente de toda a turma, e desta forma, os alunos com necessidades especiais sofrem e acabam sendo excluído da rede regular de ensino, o que acaba prejudicando sua aprendizagem.
O portador de necessidades especiais não pode se sentir diferente ou excluído do restante dos alunos. Ele é portador de necessidade especial sim, porém, às vezes o excesso de cuidado ou proteção faz o aluno se sentir excluído ou muito diferente das outras crianças. Por esse motivo que é necessário um preparo do professor e da escola, e cabe ao professor incluir o aluno nas atividades realizadas em sala de aula.
O professor é, sem duvida, uma peça muito importante no conjunto que movimenta todo o sistema educacional. Desta maneira é de suma importância que o docente seja devidamente capacitado para receber este novo aluno que está chegando à Escola, dando-lhe as ferramentas necessárias para compreendê-lo e orientá-lo devidamente. Os conhecimentos dos diferentes tipos de necessidades especiais que os alunos venham a portar terão que ser minimamente conhecidos pelo professor, a fim de modificar (se assim se fizer necessário) os métodos pedagógicos usados em sala de aula, como a metodologia para a explicação da aula e até o material adequado para o seu desenvolvimento.
 O professor deve trabalhar as diferenças como diversidades, pois são nelas que construímos conhecimento. Devem ficar de lado os preconceitos e mostrar a todos os envolvidos no processo (pais, amigos, família e escola) que todos são capazes de desenvolver e aprender e para que isto se realize é necessário modificar a sociedade e fazer com que todos sejam inseridos  nela de forma autônoma e atuando como cidadão.
No que diz respeito à Escola, esta deve fornecer prontamente toda a estrutura necessária para receber os alunos portadores de necessidades especiais, que vai desde uma simples banca escolar até a reforma nas instalações, não deixando de lado a adaptação no aspecto pedagógico, o apoio multidisciplinar e o treinamento constante dos professores.
Portanto, Para que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas e, abertas à diversidade, há que se reverter o modo de pensar, e de fazer educação nas salas de aula, de planejar e de avaliar o ensino e de formar e aperfeiçoar o professor. O desafio de incluir pessoas com necessidades especiais passa também pela compreensão de todos aqueles que entendem a educação como um direito de todos. Não basta incluir no ambiente escolar, é necessário trabalhar em conjunto com toda sociedade com o desejo de oferecer uma educação capaz de transformar sua realidade, construindo uma sociedade onde caibam todos.