Jakeline do Nascimento Bonfim
Rafaella Márcia Borges da Silva
Fala-se muito em inclusão
hoje em dia, mas na prática, são poucos os professores que tentam abrir
espaços, poucos os que se preparam, estudam meios e dão oportunidades aos
alunos portadores de necessidades especiais de participarem das atividades
propostas, juntamente de toda a turma, e desta forma, os alunos com
necessidades especiais sofrem e acabam sendo excluído da rede regular de
ensino, o que acaba prejudicando sua aprendizagem.
O portador de
necessidades especiais não pode se sentir diferente ou excluído do restante dos
alunos. Ele é portador de necessidade especial sim, porém, às vezes o excesso
de cuidado ou proteção faz o aluno se sentir excluído ou muito diferente das
outras crianças. Por esse motivo que é necessário um preparo do professor e da
escola, e cabe ao professor incluir o aluno nas atividades realizadas em sala
de aula.
O professor é, sem
duvida, uma peça muito importante no conjunto que movimenta todo o sistema educacional.
Desta maneira é de suma importância que o docente seja devidamente capacitado
para receber este novo aluno que está chegando à Escola, dando-lhe as
ferramentas necessárias para compreendê-lo e orientá-lo devidamente. Os
conhecimentos dos diferentes tipos de necessidades especiais que os alunos
venham a portar terão que ser minimamente conhecidos pelo professor, a fim de
modificar (se assim se fizer necessário) os métodos pedagógicos usados em sala
de aula, como a metodologia para a explicação da aula e até o material adequado
para o seu desenvolvimento.
O professor deve
trabalhar as diferenças como diversidades, pois são nelas que construímos
conhecimento. Devem ficar de lado os preconceitos e mostrar a todos os
envolvidos no processo (pais, amigos, família e escola) que todos são capazes
de desenvolver e aprender e para que isto se realize é necessário modificar a
sociedade e fazer com que todos sejam inseridos nela de forma
autônoma e atuando como cidadão.
No que diz respeito à
Escola, esta deve fornecer prontamente toda a estrutura necessária para receber
os alunos portadores de necessidades especiais, que vai desde uma simples banca
escolar até a reforma nas instalações, não deixando de lado a adaptação no
aspecto pedagógico, o apoio multidisciplinar e o treinamento constante dos
professores.
Portanto, Para que as
escolas sejam verdadeiramente inclusivas e, abertas à diversidade, há que se
reverter o modo de pensar, e de fazer educação nas salas de aula, de planejar e
de avaliar o ensino e de formar e aperfeiçoar o professor. O desafio de
incluir pessoas com necessidades especiais passa também pela compreensão de
todos aqueles que entendem a educação como um direito de todos. Não basta
incluir no ambiente escolar, é necessário trabalhar em conjunto com toda
sociedade com o desejo de oferecer uma educação capaz de transformar sua
realidade, construindo uma sociedade onde caibam todos.
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