quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Justificativa: A Escolha do Tema.

Jakeline do Nascimento bonfim
Rafaella Mácia Borges da Silva


Sabe-se que existem varias leis que garantem o acesso e permanecia do aluno com necessidade educacional especial no sistema de ensino. No entanto, apesar destas leis assegurarem a presença dos portadores de necessidades especiais no sistema regular de ensino ainda, encontra-se inúmeras barreiras que impedem que estas políticas de inclusão sejam realmente efetivadas, dentre elas está, a falta de preparo dos professores, da escola e dos membros que a compõem. 
 Incluir não significa apenas colocar o aluno na escola, sem dá a esses alunos condições necessárias de permanecia e assistência educacional, mas sim dá suporte pedagógico, além de um ensino de qualidade que desenvolva de forma tridimensional as suas potencialidades, sejam elas: cognitivas, motoras ou afetivo-sociais. Ou seja, incluir significa atender a todos, sejam portadores de necessidade especiais ou não, respeitando as necessidades de cada um, tendo profissionais capacitados e espaço físico adequado.
Entendemos que, os conhecimentos dos diferentes tipos de necessidades especiais que os alunos venham a portar terão que ser minimamente conhecidos pelo professor, para que assim (se for necessário), possa modificar os métodos pedagógicos usados em sala de aula. E a escola deve ser participante da inclusão como um ambiente transformador, formar alunos, sensibilizar os pais para a construção de uma escola realmente para todos, onde é possível encontrar elos entre o conhecimento escolar e os conhecimentos do professor, para uma educação mais adequada para os alunos com NEE.
 Portanto, partindo desse contexto foi que se deu o nosso interesse pelo tema proposto, bem como, nos aprofundar na temática de como se dá a formação do professor visando uma educação inclusiva de modo que beneficie os alunos com necessidades educacionais especiais. Partindo da problemática de como as escolas atualmente estão lidando com esta questão.





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