quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Professor Frente à Inclusão

Jakeline do Nascimento Bonfim
Rafaella Márcia Borges da Silva





Fala-se muito em inclusão hoje em dia, mas na prática, são poucos os professores que tentam abrir espaços, poucos os que se preparam, estudam meios e dão oportunidades aos alunos portadores de necessidades especiais de participarem das atividades propostas, juntamente de toda a turma, e desta forma, os alunos com necessidades especiais sofrem e acabam sendo excluído da rede regular de ensino, o que acaba prejudicando sua aprendizagem.
O portador de necessidades especiais não pode se sentir diferente ou excluído do restante dos alunos. Ele é portador de necessidade especial sim, porém, às vezes o excesso de cuidado ou proteção faz o aluno se sentir excluído ou muito diferente das outras crianças. Por esse motivo que é necessário um preparo do professor e da escola, e cabe ao professor incluir o aluno nas atividades realizadas em sala de aula.
O professor é, sem duvida, uma peça muito importante no conjunto que movimenta todo o sistema educacional. Desta maneira é de suma importância que o docente seja devidamente capacitado para receber este novo aluno que está chegando à Escola, dando-lhe as ferramentas necessárias para compreendê-lo e orientá-lo devidamente. Os conhecimentos dos diferentes tipos de necessidades especiais que os alunos venham a portar terão que ser minimamente conhecidos pelo professor, a fim de modificar (se assim se fizer necessário) os métodos pedagógicos usados em sala de aula, como a metodologia para a explicação da aula e até o material adequado para o seu desenvolvimento.
 O professor deve trabalhar as diferenças como diversidades, pois são nelas que construímos conhecimento. Devem ficar de lado os preconceitos e mostrar a todos os envolvidos no processo (pais, amigos, família e escola) que todos são capazes de desenvolver e aprender e para que isto se realize é necessário modificar a sociedade e fazer com que todos sejam inseridos  nela de forma autônoma e atuando como cidadão.
No que diz respeito à Escola, esta deve fornecer prontamente toda a estrutura necessária para receber os alunos portadores de necessidades especiais, que vai desde uma simples banca escolar até a reforma nas instalações, não deixando de lado a adaptação no aspecto pedagógico, o apoio multidisciplinar e o treinamento constante dos professores.
Portanto, Para que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas e, abertas à diversidade, há que se reverter o modo de pensar, e de fazer educação nas salas de aula, de planejar e de avaliar o ensino e de formar e aperfeiçoar o professor. O desafio de incluir pessoas com necessidades especiais passa também pela compreensão de todos aqueles que entendem a educação como um direito de todos. Não basta incluir no ambiente escolar, é necessário trabalhar em conjunto com toda sociedade com o desejo de oferecer uma educação capaz de transformar sua realidade, construindo uma sociedade onde caibam todos.

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